Header Ads

ad

AONDE IR E O QUE FAZER EM CUIABÁ

Você conhece a cidade na qual você mora? Sabe todos os points da city de cabo a rabo? Muito improvável! Conheça alguns lugares interessantes da nossa capital. =D

- Vem pra Arena
A Arena Pantanal é o mais moderno complexo multiuso de esporte, lazer e cultura a disposição dos mato-grossenses.

O Vem Pra Arena já foi incorporado à agenda do cuiabano. Desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o projeto, além de trazer cultura e aproveitar o espaço, vem para ampliar as oportunidades de lazer e diversão para a população.

O evento é organizado em datas pré-definidas e tem entrada gratuita, e o público poderá conferir atrações musicais, cênicas e praça gastronômica a preços acessíveis. No local é possível alugar bicicletas e patins para curtir em família!

Independente do evento, o local é ponto de encontro de famílias e jovens durante os finais de semana! ;)

- Praça Popular
Local que concentra muitos bares e restaurantes no seu entorno. É a região onde a vida noturna da cidade acontece e reduto de jovens, empresários, artistas, intelectuais, jornalistas, designers e publicitários. Em toda a região da praça é possível encontrar as melhores casas noturnas da cidade para os mais diversos públicos e gostos! CLIQUE AQUI e veja as Casas Noturnas

- Praça da Mandioca
Uma das regiões mais tradicionais da noite cuiabana, a Praça da Mandioca está localizada no Centro histórico da Capital. Desde então, o lugar tornou-se referência da boemia e da cultura. As construções no entorno da praça, algumas delas consideradas patrimônios históricos, trazem as lembranças de uma região onde aconteceu parte da história cuiabana.

Para os novos e antigos frequentadores da Praça, os itens que diferenciam o lugar de outras regiões de Cuiabá são a tranquilidade do lugar, a simplicidade da região e os preços mais baixos do que em outros locais.

- Parque Tia Nair
O parque é o primeiro parque com concepção noturna e garantia de total segurança para que as famílias possam aproveitar para praticar esportes, inclusive radicais, e curtir diversas atrações, relaxar e descansar. A população também poderá aproveitar de academia coberta, parquinho infantil e 400 vagas de estacionamento.

Outra atração do Parque Tia Nair é o Mirante, cujo acesso por uma passarela, leva o visitante até uma ilha, que permite uma bela visão do lago. Todo mundo quer tirar uma foto para lembrança; amigos e namorados buscam um melhor ângulo para uma selfie. E há quem prefira simplesmente ficar sentado em um banco apreciando a paisagem.

Além da tirolesa que atravessa todo o lago, a grande atração fica por conta das capivaras, que são um show à parte de simpatia!

Quando a fome aperta, é só dar um pulo na praça de alimentação e se as crianças quiserem mais diversão, é só levá-las ao parquinho e deixá-las à vontade brincando.

A linha 402 Itamarati-Centro, com integração nos pontos Maria Taquara e ao lado do Correio, na Rua 13 de Junho. Na região do CPA estará disponível a linha 330, passando pelos dois Terminais do CPA I e CPA III, integrando com o bairro Jardim Itália.

- Parque Mãe Bonifácia
O Parque Mãe Bonifácia tem uma excelente estrutura para atendimento ao público. O local pode ser visitado diariamente das 06 às 18 horas e não é cobrada taxa de visitação.

O parque tem uma área total de 77 hectares e está localizado na Avenida Miguel Sutil próximo ao bairro Despraiado (sentido Santa Rosa). No seu interior pode-se apreciar a vegetação típica do cerrado e os visitantes também podem se deparar com alguns habitantes do cerrado, como o Sagui e outros pequenos primatas e pássaros que ali residem.

O local disponibiliza estrutura completa com: trilhas pavimentadas, parque infantil, aparelhos para a prática de exercícios físicos e ainda o visitante pode contemplar o parque e a cidade do alto, através do mirante. Além das atrações naturais, o parque também é o ambiente ideal para a prática de atividades físicas, sociais e de lazer.

- Shopping Centers
Contabilizando todos os empreendimentos da região metropolitana, a população e turistas tem a sua disposição 4 Shopping Centers espalhados de forma estratégica pela cidade, e outro em fase final de construção. Todos dotados com grandes redes de lojas nacionais e internacionais, contando com confortáveis e modernas salas de cinema. Reduto da família cuiabana aos finais de semana!


- Gourmet
Cuiabá é conhecida como a capital do Baguncinha, ou do lanche de rua. Espalhados pelos 4 cantos da cidade, é possível encontrar um trailer de lanche com vendendo o tradicional X-Bagunça. Os trailers mais tradicionais estão localizados na Avenida do CPA e geralmente ficam abertos durante toda a madrugada, para atender de modo especial o público baladeiro! Ótima opção para se fazer um lanche por um custo acessível.

Jantar na pracinha do bairro com a família e os amigos ou levar a refeição para casa, depois de um dia estressante, é uma mania que cresce a cada dia em Cuiabá. Na Feirinha da Morada do Ouro, é possível degustar de tudo um pouco: tapioca, espetinho, maria isabel, comida japonesa entre outros... a feira de gastronomia da praça principal do bairro Morada do Ouro tem sucesso garantido de público. Acontece duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras.

Cuiabá tem a sua disposição uma variedade enorme de restaurantes, tem comida árabe, italiana, mexicana, portuguesa, japonesa e chinesa, prato nordestino e regional... Enfim, uma infinidade de opções! Na região central da capital é possível encontrar os principais restaurantes e pizzarias: CLIQUE AQUI E VEJA AS OPÇÕES

Do tradicional baguncinha, passando pelo histórico Zé Dog e chegamos a tendência do momento: os Food Trucks e Food Park. Seguindo as tendências dos grandes centros, Cuiabá tem dois espaços tradicionais, sendo o Manacá e o Coloiado. Ao ar livre e com diferentes opções de restaurantes, o espaço oferece lazer e boa gastronomia a uma área que cresce cada vez mais na capital.

- Shopping Popular
O famoso, tradicional, histórico e popular camelódromo cresceu e se consolidou como um centro de compras, onde é possível achar de tudo! Os dias em que há mais público são sexta-feira e sábado. Um dos principais atrativos, segundo frequentadores do Shopping Popular, é a variedade dos itens. Além das bancas de produtos eletrônicos, vestuário e itens de beleza, o lugar também abriga outros estabelecimentos, como restaurantes, salão de beleza e farmácia.

Equipamentos eletrônicos, artigos de beleza, bebidas, roupas e serviços de manutenção de aparelhos celulares são alguns dos itens e serviços oferecidos no Shopping Popular. O preço acessível e os grandes descontos dados pelos comerciantes, durante a venda dos produtos, sempre foram um dos maiores atrativos do lugar.

O espaço conta atualmente com mais de 500 bancas de camelôs e há também praça de alimentação, uma unidade do Serviço Nacional de Emprego (Sine) e um espaço cultural. 

- Museus
Não só de vida noturna e food truck vive a nossa cidade, aqui também temos uma vida cultural grande, porém pouco conhecida de difundida.

Museu Histórico
Instalado originalmente no antigo prédio do Palácio da Instrução. O lugar possui um acervo permanente de moveis,objetos decorativos e fotografias pertencentes aos antigos governantes de Cuiabá que tem com objetivo mostrar a cultura e transmitir um pouco da história de Mato Grosso aos interessados. Além disso, no museu são realizadas exposições temporárias de artistas regionais.

Endereço: Praça da República, nº 131, Centro.
E-mail: museumt@hotmail.com
Telefones: (65) 2136-9234 (65) 8414-0244
Segunda a sexta das 9h às 17h; sábado das 9h às 21h

Casa Dom Aquino
Em funcionamento a mais de 10 anos, o Museu mantém permanentemente uma exposição que conta a evolução da vida do planeta até o homem moderno.

Endereço: Avenida Beira-Rio, nº 2.000
E-mail: casadomaquinomuseu@gmail.com
Telefone: (65) 3634-4858
Segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado das 8h às 11h30

Museu de Arte de Mato Grosso
Endereço: rua Barão de Melgaço, nº 3.565, antiga Residência dos Governadores, Centro
E-mail: museudeartemt@gmail.com
Telefone: (65) 3025-3221
Segunda a domingo, das 9h às 17h

Museu de Arte Sacra
Os visitantes do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso podem visualizar, por meio dos acervos expostos permanentemente, recortes da história religiosa de Cuiabá. Além disso, no museu são realizadas exposições temporárias de artistas regionais.

Endereço: rua Clóvis Hugney, nº 239, prédio do Seminário da Conceição, Dom Aquino

E-mail: museuartesacramt@gmail.com
Telefone: (65) 3056-6285
Segunda a domingo, das 9h às 17h

Museu de Arte e Cultura Popular
Localizado dentro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Centro Cultural, o MACP está sempre em repaginação, exibindo mostras temporárias de artistas locais, sessões de filmes, entre outras atividades.

Endereço: Avenida Alziro Zarur, sem número, campus da UFMT
E-mail: macp@ufmt.br
Telefones: (65) 3615-8355 / (65) 3615-8367
Segunda a sexta, das 7h30 às 17h30

Museu das Bonecas e Brinquedos
Com um acervo permanente, o Museu mantém mais de 5 mil exemplares entre antigos e novos. Nos anos 50 e 60 as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje, e esse foi um dos motivos que levaram a cuiabana Terezinha Barros a se tornar uma colecionadora de bonecas.

Endereço: Rua Bom Jesus, 90 – Jardim Santa Marta
Telefones: (65) 3626-1525 / (65) 9981-4170 / (65) 2136-7524 / (65) 92149004
As visitas no local acontecem de terça a sexta das 14h às 17h e aos sábados das 9h ao meio dia e após um breve intervalo, das 14 às 17h.


Museu do Artesanato de Mato Grosso
A Casa do Artesão possui um porão onde funciona um museu, no qual são realizadas diversas exposições ao longo do ano. 

Além disso, local é um dos melhores lugares na capital de Mato Grosso para compra de objetos artesanais, como, vasos de cerâmica,tapetes,quadros,bolsas,camisetas, redes, doces,biscoitos, livros entre outros. Produzidos por artistas mato-grossenses.

Endereço: rua 13 de junho, nº 315, Porto

E-mail: museudoartesanato@sescmatogrosso.com.br
Telefone: (65) 3611-0500
Segunda a domingo, das 8h30 às 17h

Museu do Rio Cuiabá

Endereço: avenida Manoel José de Arruda, Porto
E-mail: museudoartesanato@sescmatogrosso.com.br
Telefones: (65) 3027-3269 / (65) 3617-3158
Terça a domingo, das 09h às 17h

Museu da Caixa D’Água Velha
O Museu da Caixa D’Água Velha em si consiste numa grande exposição de arte aos olhos dos visitantes. Além de exposições permanentes mostrando objetos que compuseram sua própria história, como tubos de ferro fundido e registros usados no controle da distribuição de água, o Museu também pomove mostras rotativas de peças de artistas locais e de outros pontos do estado.


O museu está localizado em cima de um morro, na esquina da Rua Nossa Senhora de Santana com a Rua Comandante Costa, no Centro da capital. Funciona de terça à domingo das 09:00 às 17:00hrs

Museu do Índio
Em seu acervo, constam mais de mil peças, como adornos plumários, indumentárias, armas, artefatos de ritual mágico, cerâmicas, instrumentos musicais, tecelagem, trançados e utensílios diversos, além do material fotográfico retratando o cotidiano das aldeias.


Endereço: Campus da UFMT em Cuiabá – Parque Aquático
Telefone: (65) 3615-8489
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30; sábado, das 7h30 às 11h30


Museu da Imagem e do Som
Localizado no centro histórico da capital, o museu é abrigado em uma das construções mais importantes da cidade, o sobrado do Alferes Joaquim Moura. Inaugurado em 2006, possui, em seu acervo, registros fotográficos e sonoros que retratam o cotidiano de Cuiabá desde 1910 até os dias atuais.

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, nº 75
Telefone: (65) 3617-1288
Horário de funcionamento: diariamente, das 14h às 18h

- Outros
Para quem gosta de diversão, há também um kartódromo localizado na Avenida das Torres que funciona de terça a domingo das 17:00h até meia noite. Na estrada que liga a Capital ao Município de Santo Antônio, há um campo de Paint Ball e na região metropolitana da cidade é possível encontrar diversos Clubes e Pesque-Pague. Outra opção é o Zoológico da UFMT que dispõe dos mais diversos animais do Cerrado, Amazônia e Pantanal sob os seus cuidados.


O destaque fica para o SesiPark, localizado no bairro Morada do Ouro, sendo esse o maior Parque Aquático de Cuiabá. É opção garantida para aliviar o calor e se divertir em família! O parque conta com um complexo aquático, esportivo e cultural em uma área de 80 mil metros quadrados, amplo, moderno, limpo, organizado e com muita segurança onde as famílias e crianças podem desfrutar de lazer e entretenimento por um preço acessível a todos.

Enfim, há programação completa para todos os públicos! Fique atento nos nossos canais de comunicação, que sempre comunicamos quando há alguma novidade ou evento na city!

Nenhum comentário