Header Ads

ad

MUSEU DA CAIXA DÁGUA VELHA DE CUIABÁ

Dentro das galerias subterrâneas que serviram de reservatório para o primeiro sistema de abastecimento de água da cidade no século 19, surgiu um museu que abriga desde 2007 um acervo de objetos e painéis de fotos que contam a história do lugar e da capital.

Entre as raridades encontradas no local e que remontam ao século 19 estão tubos de ferro fundido e registros usados no controle da distribuição de água no Estado.

O reservatório existe desde 1882 e na época comportava um milhão de litros de água, que era disponibilizada para 25 mil pessoas e que funcionou até 1945. Depois de ser desativado, o local abrigou uma rádio e por muito tempo, foi palco de ensaios para uma escola de samba local. Em 1991, foi tombado como patrimônio municipal e durante a década de 2000, passou por reformas e processos de restauração para a implantação do atual museu.

Em anos recentes, as salas passaram a receber também mostras temporárias de artistas locais e do Pantanal. Na parte superior, um local de contemplação e espelhos d´água, um deck de madeira contorna uma árvore imensa e que serve de encontro e descontração para a população e turistas.

O museu está localizado em cima de um morro, na esquina da Rua Nossa Senhora de Santana com a Rua Comandante Costa, no Centro da capital.

Nenhum comentário